Seguir

Restaurar mobiliário

Antes de conhecerem o tema que escolhi para hoje, quero começar por agradecer a força e apoio que tenho vindo a receber da minha família e amigos, nesta iniciativa que FINALMENTE decidi levar a cabo. Principalmente às minhas manas, pois sabem melhor que ninguém, que a Eu, a maninha mais nova de 3, a Maria rapaz, canhota, aventureira e curiosa, sempre teve uma grande inclinação para as artes e uma vontade gigante de pôr o seu potencial em prática. 
Sem a vossa motivação eu talvez deixasse para mais tarde... outra vez.  
A verdade é que estou aqui, e este é o momento. 🙌 Obrigada! 

Quero desde já, lembrar que se quiserem ver futuras publicações, sigam o Blogue. Não se esqueçam de partilhar com os vossos amigos e participem com comentários na página. Partilhem comigo os vossos trabalhos! 





_______________________________________________________________________


Agora sim, passemos ao tema...

 - Restaurar Mobiliário -

Um dos meus temas favoritos. Transformar peças velhas e sem vida em verdadeiras obras que dão até a sensação ter saído de uma loja "cara". Não era bem esta a expressão, mas também não fica mal. Perceberam a ideia? 😊 

A primeira vez...

   A primeira peça de mobiliário que restaurei desde que saí de casa dos meus pais, foi em 2002, uma mesa de centro em carvalho maciço, com cerca de 9 anos naquela altura, que a minha mãe me ofereceu e que tinha anteriormente pertencido a um negócio de família. 
   Pálida e sem graça, com a camada de verniz original quase a desaparecer, decidi com a ajuda do meu companheiro, transformar aquela mesinha. 
   Como não encontrei nenhuma foto da mesa original, vou mostrar uma bem idêntica que encontrei no google:








   Compramos uma folha de lixa, verniz de cor, placas de cortiça envernizada para "chão", cola de contacto e um kit de 4 rodinhas para ser mais fácil deslocar já que era tão pesada. Vivíamos juntos há sensivelmente 2 anos. Tínhamos mudado para um apartamento maior pois o meu primeiro filho estava prestes a nascer. 😇 
Só assim eu garantia que teríamos uma mesa nossa. E quando digo Nossa, quero dizer ao nosso gosto, pois até à transformação, era só uma mesa.
   Assim que lhe pusemos as mãos, ela ficou nova, linda e pronta para decorar o nosso Lar e durar mais uns 100 anos. Sei lá... só sei que 15 anos depois, e agora com 25 anos, ela está aqui com o mesmo aspecto de quando foi restaurada!









Se vos serve de inspiração e têm uma mesa a precisar de ajuda, então, não fiquem parados. Comecem já a por as vossas ideias em acção.
Se pretendem adquirir uma e querem investir pouco, sugiro as plataformas de vendas online de artigos usados, como por exemplo o Olx, ou se preferirem negócios directos, visitem lojas de 2ª mão. Se moram na zona de Gaia, podem sempre passar na associação Reto à esperança - uns armazéns de usados nas Devesas/Barrosa, frente aos Correios
Tem móveis lindos. Retro ou linhas mais Modernas, lá encontram grande variedade a preços muito apetecíveis. E tendo em conta a qualidade da maior parte das madeiras, é garantido que valerão a pena todos os euros gastos. 
Quanto ao material utilizado, se quiserem trabalhar na mesma ideia, deixo aqui em baixo a minha sugestão, e sem gastar muito €€€






Folha de lixa - 0,29€ - na Leroy Merlin


Clica no link para redireccionar:


_________________________________________________________________________________



Verniz de cor mogno - 4,99€ - na Leroy Merlin
Clica no link para redireccionar:


_________________________________________________________________________________



Placa de cortiça - 915 x 610 x 4mm - 4,99€ em Cortica.com.pt

Clica no link para redireccionar:

Podes optar também pelos rolos de cortiça multiusos à venda em grandes superficies de venda de artigos de bricolage: Leroy Merlin, Maxmat, Brico Depot


_________________________________________________________________________________




Cola de contacto - 3,49€ - na Maxmat
Clica no link para redireccionar:



_________________________________________________________________________________



Conjunto de 4 rodas giratórias - 7,16€ - no Aki 
Clica no Link para redireccionar:



_________________________________________________________________________________



Parafusos para fixar as rodas - 1,50€ - 20 unidades na Leroy Merlin
Clica no link para redireccionar:




Valor total estimado - 22,13€ 








Gostaram?
Então agora ponham pés ao caminho, as mãozinhas à obra e divirtam-se!
Quanto a mim, vou já trabalhar na próxima ideia.
Até já!!! 🙋

















Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares